ASAFE, O SEGUNDO MAIOR SALMISTA
O Livro dos Salmos possui 150 capítulos e foi escrito por vários poetas, cantores e músicos. Só o rei Davi compôs 108 salmos. Os músicos Asafe, Hemã, Etã Jedutum, Coré e seus filhos compuseram 25 salmos. ASAFE foi o segundo maior salmista, depois do rei Davi. Ele compôs 12 salmos. O nome de seu pai era Gérson, e ele descendia da tribo de Levi (1º Crônicas 6.39-43). Durante o reinado de Davi (1.077 a 1.038 AC), Asafe foi um dos principais cantores e tocadores de címbalos (um dos instrumentos musicais da época), acompanhando a Arca do Senhor à medida que ela era trazida da cidade de Obede-Edom para a Cidade de Davi (1º Crônicas 15.17-29).
Depois disso, Asafe, juntamente com Hemã e Etã Jedutum, seus contemporâneos, serviram diante do Tabernáculo na regência da música e do canto (1º Crônicas 6.31-44). Eles três atuaram conjuntamente durante o reinado de Davi (1º Crônicas 25.1-6; 2º Crônicas 29.30; 35.15). Asafe compôs os salmos de números 50, 73 a 83, perfazendo assim 12 salmos de sua autoria. Posteriormente os filhos de Asafe continuaram a constituir um grupo especial nos arranjos orquestrais e corais, desempenhando um papel destacado no tempo da inauguração do Templo e quando se trouxe a Arca de Sião para o local do Templo (2º Crônicas 5.12); no tempo das reformas do rei Ezequias, o compositor do Salmo 119 (2º Crônicas 29.13-15); e no tempo da Grande Páscoa celebrada durante o reinado do rei Josias (2º Crônicas 35.15,16). Alguns de seus descendentes também se acharam entre os primeiros grupos que voltaram do exílio babilônico para Jerusalém (Esdras 2.1-4l; Neemias 7.44).
Os Salmos de ASAFE são caracterizados por belos títulos, que revelam o espírito poético do autor, da seguinte forma: O salmo 50 tem o título de: “Obedecer é melhor do que sacrificar”. É assim transcrito: O Deus poderoso, o Senhor, falou e chamou a terra desde o nascimento do sol até o seu ocaso (1). Desde Sião, a perfeição da formosura, resplandeceu Deus (2). Virá o nosso Deus, e não se calará; um fogo se irá consumindo diante dele, e haverá grande tormenta ao redor dele (3). Chamará os céus lá do alto, e a terra, para julgar o seu povo (4). Ajuntai para mim os meus santos, aqueles que fizeram comigo uma aliança com sacrificios (5). Os céus anunciarão a sua justiça; pois Deus mesmo é o juiz – selá (6). Ouve! Povo meu, e eu falarei; ó Israel! Eu protestarei contra ti; sou Deus, sou o teu Deus (7). Não te repreenderei pelos teus sacrifícios; ou holocustos, que estão continuamente perante mim (8).
E, os salmos de números 73 a 83 são assim intitulados: 73=A prosperidade dos ímpios. 74=A asssolação do Santuário. 75=O profeta louva a Deus. 76=A majestade e o poder de Deus. 77=O estado interno do salmista. 78=A ira e a misericórdia de Deus. 79=A assolação de Jerusalém. 80=O profeta suplica a Deus que livre a sua vinha. 81=Deus repreende Israel pela sua ingratidão. 82=Deus repreende os juízes por suas injustiças. 83=O salmista suplica a Deus que o livre.
Em hebraico, o termo “ASAFE” significa: “Deus Ajuntou”. Em aramaico tem o significado de “ELE Ajuntou”. O Velho Testameto faz referência a quatro homens com o nome de ASAFE. Senão, vejamos:
1-ASAFE: o segundo maior salmista, depois do rei Davi. Compôs os Salmos: 50,73 a 83, num total de 12.
2-ASAFE: guarda do parque do rei Artaxerxes, na época do retorno do profeta Neemias para Jerusalém, no ano de 455 AC. Esse Asafe era judeu, e servia no reino da Pérsia, assim como o profeta Neemias, quando Israel ainda estava no exílio (Neemias 1.1; 2.8).
3-ASAFE: pai de Joá, o cronista. Seu nome era Joá Ben Asafe. Serviu na corte do rei Ezequias, no período de 745 a 717 AC.
4-ASAFE: filho de Coate e descendente de Levi. Todos os seus filhos foram servidores no Templo, durante o reinado de Davi (1º Crônicas 26.1; Números 16.1).
Depois disso, Asafe, juntamente com Hemã e Etã Jedutum, seus contemporâneos, serviram diante do Tabernáculo na regência da música e do canto (1º Crônicas 6.31-44). Eles três atuaram conjuntamente durante o reinado de Davi (1º Crônicas 25.1-6; 2º Crônicas 29.30; 35.15). Asafe compôs os salmos de números 50, 73 a 83, perfazendo assim 12 salmos de sua autoria. Posteriormente os filhos de Asafe continuaram a constituir um grupo especial nos arranjos orquestrais e corais, desempenhando um papel destacado no tempo da inauguração do Templo e quando se trouxe a Arca de Sião para o local do Templo (2º Crônicas 5.12); no tempo das reformas do rei Ezequias, o compositor do Salmo 119 (2º Crônicas 29.13-15); e no tempo da Grande Páscoa celebrada durante o reinado do rei Josias (2º Crônicas 35.15,16). Alguns de seus descendentes também se acharam entre os primeiros grupos que voltaram do exílio babilônico para Jerusalém (Esdras 2.1-4l; Neemias 7.44).
Os Salmos de ASAFE são caracterizados por belos títulos, que revelam o espírito poético do autor, da seguinte forma: O salmo 50 tem o título de: “Obedecer é melhor do que sacrificar”. É assim transcrito: O Deus poderoso, o Senhor, falou e chamou a terra desde o nascimento do sol até o seu ocaso (1). Desde Sião, a perfeição da formosura, resplandeceu Deus (2). Virá o nosso Deus, e não se calará; um fogo se irá consumindo diante dele, e haverá grande tormenta ao redor dele (3). Chamará os céus lá do alto, e a terra, para julgar o seu povo (4). Ajuntai para mim os meus santos, aqueles que fizeram comigo uma aliança com sacrificios (5). Os céus anunciarão a sua justiça; pois Deus mesmo é o juiz – selá (6). Ouve! Povo meu, e eu falarei; ó Israel! Eu protestarei contra ti; sou Deus, sou o teu Deus (7). Não te repreenderei pelos teus sacrifícios; ou holocustos, que estão continuamente perante mim (8).
E, os salmos de números 73 a 83 são assim intitulados: 73=A prosperidade dos ímpios. 74=A asssolação do Santuário. 75=O profeta louva a Deus. 76=A majestade e o poder de Deus. 77=O estado interno do salmista. 78=A ira e a misericórdia de Deus. 79=A assolação de Jerusalém. 80=O profeta suplica a Deus que livre a sua vinha. 81=Deus repreende Israel pela sua ingratidão. 82=Deus repreende os juízes por suas injustiças. 83=O salmista suplica a Deus que o livre.
Em hebraico, o termo “ASAFE” significa: “Deus Ajuntou”. Em aramaico tem o significado de “ELE Ajuntou”. O Velho Testameto faz referência a quatro homens com o nome de ASAFE. Senão, vejamos:
1-ASAFE: o segundo maior salmista, depois do rei Davi. Compôs os Salmos: 50,73 a 83, num total de 12.
2-ASAFE: guarda do parque do rei Artaxerxes, na época do retorno do profeta Neemias para Jerusalém, no ano de 455 AC. Esse Asafe era judeu, e servia no reino da Pérsia, assim como o profeta Neemias, quando Israel ainda estava no exílio (Neemias 1.1; 2.8).
3-ASAFE: pai de Joá, o cronista. Seu nome era Joá Ben Asafe. Serviu na corte do rei Ezequias, no período de 745 a 717 AC.
4-ASAFE: filho de Coate e descendente de Levi. Todos os seus filhos foram servidores no Templo, durante o reinado de Davi (1º Crônicas 26.1; Números 16.1).
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